Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp

Brasil, a sociedade subdesenvolvida

Os problemas no Brasil são as causas do subdesenvolvimento.

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.

A população brasileira enfrenta problemas sociais no qual acarreta toda a estrutura do país considerado subdesenvolvido

Os problemas sociais no Brasil são as causas desse subdesenvolvimento em questão, mesmo o país tendo melhorado no aspecto social nas últimas décadas ainda há muitos males que afetam a vida da população brasileira. Alguns destes problemas serão apresentados abaixo:

· DESEMPREGO

Apesar da geração de empregos ter aumentado por causa do crescimento da economia brasileira, existem milhares de brasileiros desempregados constituídos por pessoas com baixo nível educacional e profissional que são heranças de todo um processo histórico e político.

· O CRIME E A VIOLÊNCIA

O crime e a violência crescem a cada dia; os números de casos de assassinatos, roubos, agressões físicas tornam-se a cada dia “normais” e presentes na vida do brasileiro. E, a falta de rigor por parte dos poderes políticos contribui ainda mais na intensificação desses problemas.

· POLUIÇÃO, A QUESTÃO AMBIENTAL

A falta de conscientização por parte dos brasileiros tem afetado de forma direta a saúde da população; rios, lagos e mares são contaminados todos os dias por lixos domésticos e industriais, acarretando em doenças e afetando ecossistemas; o ar está mais contaminado a cada dia trazendo doenças respiratórias nas pessoas, com destaque nas grandes cidades, pois o nível de gases poluentes na atmosfera dado pela queima de combustíveis fósseis é maior.

· SAÚDE

A saúde pública é lamentável, os hospitais superlotados, a falta de remédios, de soros, de vacinas, de aparelhos sofisticados, a grande espera no atendimento, são os problemas encontrados nos hospitais de rede pública. Assim, milhares de pessoas constituídas por camadas pobres no qual dependem do atendimento público sofrem desse mal.

· EDUCAÇÃO

A rede pública de ensino é miserável, a educação brasileira enfrenta problemas e dificuldades como: má preservação dos prédios, falta de professores, educadores com baixos salários acarretando em greves, falta de recursos didáticos etc. Todos os problemas citados entre tantos outros é o resultado de um mau investimento público que não é de forma alguma nos olhos de poderosos um setor a ser investido com precisão.

· DESIGUALDADE SOCIAL

Está de forma contrastada a desigualdade existente no país. A má distribuição de renda é dada por poucas pessoas ricas, enquanto que a maior parte da população vive na amargura da pobreza e miséria. E, mesmo que a distribuição de renda tenha melhorado por meio dos programas sociais, ainda há muito que mudar.

· MORADIA

Inúmeras pessoas vivem em situações alarmantes vivendo em condições habitacionais inadequadas. Em grandes metrópoles e até mesmo em pequenas e médias cidades encontram se pessoas vivendo nas ruas, em favelas, nos cortiços, embaixo de viadutos e pontes.

Diante desses problemas apresentados e enfrentados por todos os brasileiros é necessária uma consciência da melhoria precisa e imediata que afeta a qualidade de vida da população. O Brasil torna-se motivo de piada ou de ironia quando se trata de DESENVOLVIMENTO que, no entanto é verídico, pois uma sociedade com baixo nível intelectual cercado de injustiças e heranças malditas deve ser considerada como subdesenvolvida. E, apesar do país em questão se mostrar através da mídia como sinônimo de melhoria, a pobreza “reina”, afinal toda essa pseudo-democracia deve ás pessoas com poderes incapazes de fazer o que devem ser realmente feitos.


Publicado por: Raisa Yuka

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.